Quais são as funções dos "volantes" no futebol moderno?


Fiz-me essa pergunta difícil para responder o grande equívoco encontrado e discutido pelas principais mesas redondas. Principalmente quando se mostram exemplos a par do assunto nos principais campeonatos no mundo. Com o desenvolvimento do esporte as funções foram se modificando junto do que o treinador entende como futebol.
Resultado de imagem para cruyff Barcelona team
3-4-3 de Cruyff

 Não é uma tarefa fácil, muito por que o país ainda se encontra com a velha mentalidade e consequentemente influenciando diretamente no 11 contra 11 quando se disputam competições internacionais. O abismo tático entre os treinadores, até mesmo do cone sul, comparado aos brasileiro é profundo e preocupante.

 Primeiro, como havia frisado, pode ser uma questão que passa pela instrução que um técnico obteve no período de sua formação, ele aprende isso. No entanto, mesmo com uma certa evolução na condição de formação de treinadores, o Brasil, ainda é visto no cenário mundial como possuidor de uma precariedade absurda. 

 Muitos treinadores, como Guardiola, não gostam de designar a seus jogadores como posições e sim funções. Isso implica em como chamamos os jogadores dentro de campo. Por exemplo, David Silva o grande craque do atual time do treinador espanhol, passou anos de sua vida no futebol atuando como tal "Playmaker" ou "Armador", até a chegada de Josep Guardiola no City. Agora, joga numa função recuada onde tem a responsabilidade de marcar e criar numa posição onde os menos desavisados o chamariam de "volante".

Resultado de imagem para Flamengo 1981
Flamengo de 1981 no Mundial de Clubes.

 Na Europa, esse conceito de jogador de uma função, vem cada vez caindo por terra. O Ajax, outro exemplo, chegou a final da Euro League 2017 com Schone de meia defensivo no seu 4-3-3. Onde até pouco tempo atrás, teve a sua carreira jogada como o famoso "Ponta". A importância da qualidade técnica para um "volante" é primordial, cada vez mais utilizam-se termos como "meia central ou meia defensivo" apagando os históricos daqueles jogadores defensivos em campo. Com a compactação dos clubes é tarefa principal destes enfiar bolas para deixar seus companheiros em melhor situação ofensiva no jogo.


Resultado de imagem para  ajax europa league lineup final
Final da Euro League 2016/2017

 Por fim, diante desse momento, o processo de seleção natural do futebol fica cada vez mais visível para aqueles que ainda pesam no "volante Pit Bull" ou "carregador de piano", citações que ficarão cada vez menos comum no atual cotidiano e entendimento do que seja o futebol, não só para o Brasil, mas para o mundo. SRN!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitinho, Marinho ou Podolski? Thiago Neves!

CT ganha títulos?