Nem Sport, nem Flamengo. Não houve campeão brasileiro em 87!
A primeira coisa que não falaram para você, é que nem Flamengo, tão pouco Sport foram campeões do Brasileiro de 87 pelo simples e objetivo motivo, ele não existiu. Para entender melhor, precisamos voltar ao ano anterior e desmistificar esse ideia de campeão A ou B.
É comum ouvir, "Ahh, o Flamengo disputou uma divisão mais forte, logo é o campeão" ou "Ahh, o Sport seguiu as regras da CBF, logo é o campeão". Bem, de antemão já digo que ambos estão errados e explicarei o porquê.
Nos anos anteriores, a CBF(órgão que organiza até hoje os campeonatos) se encontrava numa extrema dificuldade financeira, política e organizacional, o que foi primordial para o acontecido em 1987. Os campeonatos eram disputados em condições ruins até o ano de 86, onde a CBF deixou a entender que só levaria o campeonato o final do ano sem perspectiva de outro campeonato em 1987.
O campeonato de 86 foi disputado como:
- 48 times
- 3 fases mais quartas, semi e final.
- E seriam rebaixados os times que fossem desclassificados na primeira fase mais os dois últimos colocados da segunda fase.
- Então caíram, (Operário-MS, Sampaio Corrêa, Remo, Coritiba, Botafogo-PB, Sergipe, Paysandu, Tuna Luso, Piauí, Operário-MT, Fortaleza e Alecrim) na primeira fase.
- E (Botafogo-RJ, Ponte Preta, Vitória, Central, Sport, Comercial-MS, Nacional e Sobradinho) na segunda.
Logo, tecnicamente, o Sport haveria sido rebaixado assim como os outros clubes. O que legalmente, segundo o campeonato da CBF, não poderia disputar o próximo. Porém, como havia dito, a CBF não tinha poder, nem forças, para organizar o próximo campeonato de 1987.
Então, depois de um campeonato complicado, 13 clubes(Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo,Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco) se uniram com o aval da CBF e criam a chamada "Copa União".
Foi um campeonato com regras próprias dos clubes, não respeitando critérios técnicos e por isso dono de toda polêmica.
- O campeonato foi disputado por 16 clubes, onde 3 desses convidados(Coritiba, Goiás e Santa Cruz).
- A polêmica toda é que não houve um consenso entre os clubes para a existência de dois módulo(verde e amarelo) e sim uma Copa disputada entre os 16 clubes com 1 e 2 etapas, semi e final.
- E nesse mesmo, o Flamengo foi campeão em duas finais contra o Internacional(1x1 e 1x0). Depois de bem informados vamos aos questionamentos.
- Primeiro, legalmente, o Sport não poderia disputar esse competição caso ela fosse organizada pela CBF por seu rebaixamento no ano anterior, mas disputou o modo amarelo por ser convidado e por ela não organizada pela CBF e sim pelos clubes.
- Segundo, o Flamengo também não poderia ser o campeão do brasileiro, pois era uma competição criada sem base técnica fazendo com que clubes como o Guarani(vice campeão em 86) e Guarani(quarto colocado em 86) não disputasse junto com o clube dos 13, o que de fato invalida o campeonato por interesse dos clubes.
- Enfim, como não é surpresa, foi mais uma das vergonhosas atuações da CBF em dar o título para candidato "A" ou "B", sendo que até hoje há discussões, até mesmo na justiça comum, fazendo com que tecnicamente e legalmente não haja um vencedor unânime do campeonato. SRN!
Comentários
Postar um comentário