Um espanhol perfeito para o Fla
Da série de estádios para uma possível construção em Niterói(ou até em outro terreno da mesma área) esse é um dos preferidos. A casa do conhecido Espanyol da Catalunha, rival regional do clube mais conhecido mundo, Barcelona FC. Inaugurado oficialmente em 2009, a ideia inicial se deu em 2002, quando o clube decidiu organizar um concurso internacional para escolher sua nova sede. O projeto ganhador foi dos arquitetos Mark Fenwick y Esteve Gasulla, que projetaram um estádio para 41.000 pessoas.
O estádio tem capacidade para 40.500 e está formado por duas zonas, tendo um desenho limpo e contundente, de geometria claras, com uma fachada concebida e translúcida nas cores do clube que se ilumina com a chegada da noite. Um projeto 4 estrelas, desenhado com um harmonioso equilíbrio entre funcionalidade, economia e estética, que desde de 2009 já é um realidade e se converte em um novo lugar para os torcedores mais apaixonados.
Assim como pode ser um trunfo para o Fla, a construção de um estádio, foi para o clube catalão. Na temporada seguinte a construção, o clube teve um desempenho de dar inveja aos maiores clubes do mundo, jogou 20 partidas no ano de 2010, perdendo apenas 2. Teve 13 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Ganhando de clubes maiores como, Atletic Bilbao, Sevilla e Atletico de Madrid.
Com um custo final de 95 milhões de euros, sem superfaturamento, sairia por menos de 320 milhões de reais, mais barato que a elogiada Arena da Baixada, que custou 326 milhões de reais aos cofres públicos e teve o posto de estádio padrão FIFA mais barato. Sairia quase sem custos ao Flamengo, já que o terreno de Niterói seria uma troca pela revitalização da área e com a venda do "Prédio do Morro da Viúva", EBM não precisaria investir uma grande quantia para a construção de tal projeto. SRN!
Comentários
Postar um comentário